Que tal uma newsletter de games?
Nossa edição de Day-One tá cheia de conteúdo, e você nem precisa comprar DLC ou loot box
09 de agosto de 2019. Palavra do dia: Start. Termo em inglês que marcou gerações de jogadores dando nome ao icônico botão do controle que iniciou, e também pausou, várias jogatinas. Além disso, também significa “começar”, verbo que hoje ganha mais força que o Kratos ao enfrentar um deus grego, pois é o dia de estreia do Jornal dos Jogos. Mas o que diabos é isso? É uma newsletter que traz informações de games com a simplicidade dos e-mails e o estilo serelepe da internet, pra você ler rapidinho e em qualquer lugar.
Fazer isso aqui é como tunar um carro Muscle antigão no Need for Speed e encher ele de neon, só que em versão jornalística. Se ficou difícil de entender o conceito, basta aproveitar o conteúdo que temos na edição da semana. Além dos melhores descontos e jogos grátis que encontramos, temos na edição de Day-one do Jornal dos Jogos grandes novidades do mundo dos games, incluindo um ninja mudando de time, pokémons radioativos e uma IA que é melhor do que eu e você jogando.
Boa leitura!
Mateus Mognon
Editor do Jornal dos Jogos e cara que entende mais de
Kingdom Hearts do que da própria vida
Tudo que você precisa saber para não perder a carteirinha gamer
Ninja dos negócios
Talvez você não conheça Tyler Blevins, mas com certeza já ouviu falar do Ninja do Fortnite, né? No comecinho do mês ele resolveu deixar o Twitch, onde tem quase 15 milhões de assinantes, para começar uma carreira quase do zero no serviço de streaming de vídeos Mixer, da Microsoft. E ele não fez isso por livre e espontânea vontade: parece que a dona do Xbox pagou algo na casa dos USD 50 milhões para o streamer terminar seu relacionamento sério com outras plataformas. É, dá pra comprar bastante skin. Após uma semana, o novo canal já passou do primeiro milhão de seguidores e teria ajudado a dobrar o número de downloads do aplicativo. Agora é esperar pra ver se o investimento dá certo e ajuda o xCloud a chegar dando voadora no Google Stadia, que permitirá rodar games em qualquer dispositivo usando computação em nuvem.
Nuvem de lançamentos
Falando em streaming de jogos, a Google anunciou que vai viajar para Alemanha neste mês para participar da Gamescom 2019, que acontece a partir do dia 20. A empresa vai deixar as pessoas testarem o Google Stadia por lá e, um dia antes do início do evento, também vai apresentar novidades sobre a sua iniciativa. A tendência é que a firma apresente informações sobre o funcionamento do Stadia Pro, que chegará custando 10 doletas/mês, e se pá uma data de lançamento para o serviço, que está previsto para novembro lá fora. No Brasil, porém, só poderemos testar a parada em 2020 (se a nossa internet deixar, é claro).
Revolução das máquinas
Sucesso nos celulares em 2013, Flappy Bird voltou aos holofotes recentemente após virar um battle royale, mas uma parada ainda mais legal envolvendo o jogo aconteceu lá no começo do ano e nem todo mundo viu. Estou falando disso aqui:
O programador Victor Dias, de 23 anos, dedicou um tempinho de sua vida para ensinar uma inteligência artificial jogar essa obra infernal. O resultado é o vídeo genial acima, em que ele mostra como a IA trabalha para bater o game que fez muita gente jogar o celular na parede. E sabe quanto tempo ela demorou para se tornar invencível? Incríveis 30 minutos. Um detalhe importante é que o cara chegou a colocar dificultadores para o algoritmo ter mais dificuldade que o convencional, mas isso não impediu que o robô mostrasse todo seu potencial de envergonhar pessoas. Louco mesmo vai ser quando a IA cansar de jogar e tiver vontade de vencer outra coisa: a humanidade.
Mudança nas loot boxes
A ESA, a associação por trás de eventos como a E3, fez as principais empresas de games do mundo jurarem que vão fazer algo bem top a partir de 2020: mostrar as chances que o jogador tem de ganhar itens raros em loot boxes. Microsoft, Sony e Nintendo disseram que vão revelar o quanto de sorte o cliente tem na hora do loot. Além disso, algumas firmas grandonas, como Activision, Take-Two e, pasmem, EA, também se comprometeram a abrir o jogo. A novidade visa trazer mais transparência para as microtransações e com certeza vai afetar os negócios de muita gente. Afinal, você compraria um pacote de caixas no Overwatch se soubesse que a chance de ganhar a skin monstruosa do seu Main é de menos de 1%?
Pokémon: Fumaça & Poluição
Um novo trailer de Pokémon Sword & Shield saiu nesta semana mostrando formas exclusivas de alguns bichinhos em Galar, um monstrinho de bolso inédito e novos rivais que os jogadores vão enfrentar. As novidades incluem um Weezing com cara de rei do capitalismo, um Zigzagoon vascaíno e um Linoone que se transforma em um mutante que é fã de Kiss. Ou seja, claramente a poluição excessiva traz efeitos colaterais aos animaizinhos.
Amém, Kojima
O sonho de muitos jogadores de PC pode ter se tornado realidade. De uma hora pra outra, sem nenhum aviso, de supetão, Death Stranding simplesmente foi retirado da lista de exclusivos do PS4. Ou seja, o jogo que chega em 8 de novembro no console da Sony pode acabar dando as caras no PC um dia. Pode demorar pacas? Com certeza, mas se as informações se confirmarem, você não vai precisar comprar um PlayStation só pra jogar o mais novo devaneio do criador de Metal Gear Solid.
Que feio
Os desenvolvedores do indie Ooblets receberam uma onda de comentários negativos, que vão desde agressão verbal até ameaças de morte, após assinarem um contrato de exclusividade temporária com a Epic Games Store. A loja chegou a dar um pagamento adiantado para o game receber um upgrade, mas como tem muita gente que não gosta da plataforma, teve marmanjo reclamando das atitudes do estúdio por trás do jogo fofinho.
Como o pessoal da desenvolvedora Glumberland costuma fazer postagens em tom sarcástico para sua comunidade e abordou o tema sem muita seriedade, teve gamer chegando de paraquedas no assunto e achando totalmente justificável jogar uma caçamba de ódio em cima dos devs. Se você faz parte dessa galera, fica aí a dica: desligue seu PC por um tempinho e busque terapia.
Que bonito
Mais recente obra da Remedy Entertainment, o jogo Control virá com legendas em português brasileiro! Tudo bem que isso já virou padrão para o nosso mercado, mas com empresas grandonas como a Square Enix deixando o público BR de lado, sempre é bom comemorar essas pequenas conquistas. Além dos textos no nosso idioma, o joguito também contará com edições físicas que chegam em 30 de agosto. Quem curte uma mídia digital poderá conhecer o terror sinistro do game a partir do dia 27 nos consoles e PC (na loja da Epic). Vamos torcer pra essa recém-nascida newsletter conseguir o game e testar as mecânicas de atirar mesas de escritório e extintores nos inimigos.
Mais do que um simples indie, The Forbidden Arts é um dos primeiros jogos que eu cobri durante minha jornada no Nacionais, fruto do meu TCC. O projeto de um homem só feito pelo americano Sterling Selover te coloca pra jogar como o dominador de fogo Phoenix em ambientes em 2D e 3D.
Eu joguei uma das primeiras versões do game no começo de 2018 e você pode conferir meu olhar sobre o projeto aqui. A versão atual, que saiu no dia 8, chega depois de mais de um ano no acesso antecipado na Steam. Pessoalmente, estou torcendo para que a versão final esteja tão boa quanto a premissa do indie. Para quem quer se tacar, o The Forbidden Arts está no PC, Xbox One e Switch.
Como Stranger Things nos mostra a cada nova temporada, histórias com crianças em situação de perigo são muito erradas, mas também extremamente divertidas e viciantes. Seguindo nessa pegada, o pessoal do estúdio Question Games lançou The Blackout Club. Disponível no PC, o jogo se passa numa cidadezinha em que uma força paranormal transformou os adultos em zumbis, e seu trabalho é sobreviver e coletar provas de que você não é maluco.
O game tem aparência bem meia boca e claramente ainda precisa de uns polimentos, mas a jogabilidade cooperativa de até quatro pessoas é divertida o suficiente para você tomar uns sustos e dar risada com a galera. Vale também o destaque para o principal vilão: um monstro que você só pode ver quando está de olhos fechados.
Menção honrosa: para preencher a cota de jogo brasileiro e aproveitar o timing do lançamento, apresento também Zueirama (sim). Trabalho do estúdio chamado Meme Games (sim), o jogo te coloca para enfrentar os principais memes do Brasil (sim). Como todas as características apontam, o projeto tem tudo para ser a palavra “datado” em forma de game. Ainda assim, o título tem uma arte bonitinha, apesar do tom cringe. E, querendo ou não, a produção consegue trazer um ar de “““relato histórico”””. Afinal, a grávida de Taubaté existiu e é sempre bom lembrar o jornalismo brasileiro disso.
Um dos jogos mais estilosos de 2019, Devil May Cry 5 te coloca para bater em demônios e salvar a humanidade do jeito mais cool possível. Não acredita? Dá pra descer a lenha com uma arma em forma de moto. Além, é claro, de acelerar a sua espada antes de bater nos inimigos.
Lançado no comecinho do ano, essa obra da Capcom traz o protagonista Dante mais fabuloso do que nunca e uma nova versão do Nero sem braço, o que adiciona o uso de próteses bem maneiras na jogabilidade. O game está disponível para PC, PS4 e Xbox One.
O lugar das promoções e jogos gratuitos
A Epic Games Store está dando o jogo GNOG até o dia 15 de agosto. Resgate sua cópia gratuita no PC aqui;
DuckTales: Remastered está saindo das lojas online hoje e está com 75% de desconto na Steam. Pegue antes que seja tarde demais;
No Man’s Sky receberá uma grande atualização dia 14, com VR e novo multiplayer, e está com 50% na Steam, GOG e PSN, além de estar com desconto no Xbox One. Apesar do lançamento capenga, hoje o título voa alto e é uma boa opção para quem curte espaçonaves;
A loja da Valve também está oferecendo os jogos de Assassin’s Creed em promoção. Se você está de olho em algum, vale a pena conferir;
A Promoção Metade do Ano continua rolando no PS4 e traz diversos jogos com desconto, com destaque para The Witcher 3: Wild Hunt, que está com 70% de corte no preço, e Spider-Man pela metade do preço;
A loja brasileira Nuuvem está vendendo GTA V por R$ 34,99 e jogos do Batman com até 75% de desconto no PC. Se você ainda não tem, fica aí a dica;
Sabe de mais algum desconto ou jogo grátis? Conte pra gente!
Extra, extra!
Afinal, é sempre bom variar um pouco, né?
Morreu de vez - A Netflix passou a foice em mais uma de suas séries aclamadas: The OA. A produção se junta ao crescente catálogo de originais que foram cancelados sem muita explicação. Mas dá pra saber mais ou menos o motivo. Com Disney Plus, HBO Max e afins chegando, a gigante do streaming quer dar aquela enxugada em seus gastos bilionários para entregar resultados aos acionistas. O problema, porém, é que isso pode irritar quem mais importa: os assinantes. Tem que ter cautela, Netflix, pois nesse ritmo quem pode acabar sendo cancelada por muitos é você.
Nothing is Impossible - Astro de Transformers e protagonista do vídeo mais motivacional da história da internet, o ator Shia LaBeouf voltou aos holofotes, mas dessa vez não é nada polêmico. Na verdade, ele fez uma parceria com a Amazon Studios e escreveu o roteiro de Honey Boy, um filme baseado em sua vida. E o primeiro trailer do longa, que é dirigido por Alma Har'el, mostra que o negócio deve ser bem maneiro. O ator-inspiração até participa interpretando ninguém menos que seu pai. Será que vai dar boa?
Pica das Galáxias - A Samsung lançou nesta semana o Galaxy Note 10 e o Note 10 Plus, seus smartphones mais potentes já feitos até hoje. Os produtos chegam com tudo para brigar com a nova geração de iPhones, que devem chegar lá por setembro. A Sammy equipou os aparelhos com telas de até 6,8 polegadas, até 12 GB de RAM, bateria de 4300 mAh e uma câmera de selfie bem pequena integrada no display. Você só vai precisar vender um rim pra ter um desses, já que nos States a versão mais barata tá saindo por US$ 949.
Qualquer um pode desenhar: A Nvidia anunciou que seu software demonstrativo mais popular ever é uma parada chamada GauGAN, e assim que você testá-lo vai saber o motivo do sucesso. Disponível de graça aqui, o programa usa uma rede neural para transformar rabiscos em desenhos realistas. E realmente funciona. Além de ser um baita uso de IA, o programinha é um ótimo jeito de procrastinar.
Tweet da semana
Mandem sugestões!
Sonic Fox, um dos melhores e mais carismáticos jogadores profissionais do mundo, convidando o rapper e quase-CEO do Twitter Lil Nas X para jogar videogame. Eu sabia que esse crossover ia acontecer um dia.
Screenshot da galera
Quer ver sua obra de arte nessa newsletter que já tem o total de 01 edições? Então é só mandar seu conteúdo pra gente!
Geralt de Rivia pensando na morena (Yennefer) enquanto ouve a música “A Tempestade Dos Lobos”. Captura feita no jogo The Witcher 3: Wild Hunt, disponível no PC, PS4 e Xbox One.
Quer sugerir conteúdos, reclamar, dar dicas e enviar tweets ou screenshots para o Jornal dos Jogos? Só entrar em contato por meio do nosso e-mail (mateusmognon@gmail.com) ou via Twitter ;)