GhostWire Tokyo viu sua principal desenvolvedora desaparecer
Confira a despedida de um dos rostos mais carismáticos da E3 e outras notícias da semana
6 de setembro de 2019, também conhecido como o dia que precede um dos principais males da humanidade proletária: o feriado no sábado. Mas, como nós vamos contar aqui no Jornal dos Jogos, tem gente que já está “de folga” na indústria dos games: a desenvolvedora Ikumi Nakamura, que ganhou corações na E3 2019, deixou seu job na Bethesda e disse adeus ao jogo GhostWire: Tokyo. Pois é, por essa ninguém esperava.
Além dessa bomba, a newsletter também conta com anúncios bem maneiros pra galera do Switch, a chegada antecipada de Gears 5 e a data de lançamento de um jogo que promete. Ah, e algumas mudanças no visu pra comemorar nosso primeiro mês de existência! 🎂
Bom fim de semana e boa leitura :)
Mateus Mognon
Editor do Jornal dos Jogos e
cara que não manja de design
Tudo que você precisa saber para não perder a carteirinha gamer
Um adeus inesperado
Pra quem viu Ikumi Nakamura pulando de alegria na E3 2019 enquanto apresentava GhostWire: Tokyo para o mundo, é difícil acreditar que a desenvolvedora está deixando a Bethesda. Na quarta-feira, a simpática diretora de arte anunciou no Twitter que está indo embora da Tango Networks. Assim como as pessoas que desaparecem misteriosamente no jogo, ela saiu sem dar muita explicação. Por outro lado, a moça parece bastante animada e disse que pretende continuar trabalhando com games. Além disso, também mostrou que é gente como a gente e até deixou o endereço de seu LinkedIn para contatos profissionais.
E o futuro da desenvolvedora?
Ainda é difícil dizer o que vai acontecer com Ikumi daqui pra frente, mas como todo XP que ela tem e a visibilidade que conseguiu durante a E3, é certo que teremos boas notícias em breve. Logo após o anúncio de sua partida, o diretor do novo God of War, Cory Barlog, disse que Los Angeles é um lugar top pra ela dar uma passadinha. Toda sua vivência próxima do icônico Shinji Mikami e a experiência fazendo arte para jogos de terror como The Evil Within e conceitos de Bayonetta e Okami seriam bem vindos em qualquer estúdio. Por enquanto, porém, a única profissão da desenvolvedora é ser influencer no Twitter.
E GhostWire: Tokyo?
Apesar de Ikumi parecer bem feliz com sua repentina saída da Zenimax (que é a mãe da Bethesda), um ponto de interrogação bem grande e assustador se formou na cabeça de quem estava de olho em GhostWire: Tokyo. Afinal, a desenvolvedora japonesa foi levada até ao palco da E3 por Shinji Mikami para apresentar o jogo ao mundo, e agora não vai mais fazer parte do projeto? O pessoal da Tango Networks disse que os jogadores não precisam se preocupar, pois tudo está de boas com o game. O chefe do estúdio continua mandando ver no projeto e trará novidades em breve. “Nos próximos meses, compartilharemos mais sobre o que estamos criando”. Por enquanto, o que temos de mais contundente sobre o produto é esse trailer aí de cima e a apresentação de Ikumi, que definiu o jogo como “spooky”.
Vai dar ruim?
O pessoal do Gamespot olhou a situação pela perspectiva do copo meio cheio e disse que casos como a saída de Ikumi Nakamura acontecem com certa frequência na indústria videogamística. Um exemplo dado pelo site é o do desenvolvedor Sebastian Stępień, que deixou seu posto de diretor criativo em Cyberpunk 2077 e foi para a Blizzard. Outro caso é o de Tim Longo, que foi embora da 343 Industries antes da chegada de Halo: Infinite, carro-chefe do próximo Xbox. O que torna a saída da desenvolvedora preocupante é o fato de que o GhostWire: Tokyo mal foi apresentado e ela foi o rosto utilizado para mostrar a propriedade intelectual ao mundo. Será que a mudança não vai MESMO prejudicar o andamento das coisas? Só saberemos disso mais pra frente, afinal, nem data de lançamento o game de terror tem. De qualquer forma, ficamos na torcida por Ikumi, e já estamos com pena da conferência da Bethesda na E3 do ano que vem, que perdeu o brilho de uma grande estrela.
🎮📰🎮📰🎮📰🎮📰🎮📰🎮📰🎮📰
Jogo do ano?
Um excelente candidato ao título de jogo do ano (pelo menos nos nossos corações), Untitled Goose Game finalmente ganhou uma data de lançamento: você poderá dar uma de ganso no PC e Switch a partir de 20 de setembro.
Se você está por fora dessa obra interativa, nós explicamos qual o conceito do game: você incorpora um ganso (o animal, não o jogador de futebol) e tem que fazer o que essas aves sabem fazer de melhor: incomodar as pessoas. Segundo descreve o estúdio House House, Untitled Goose Game (que se chama assim mesmo) é um jogo sandbox de pegadinhas e stealth. Ou seja, para obter sucesso na sua jornada como ave, é necessário ser engenhoso e discreto na hora de assombrar a pacífica vila em que a história se passa. Para quem gostou da ideia, um adendo importante é que o indie é mais um dos projetos que tem exclusividade temporária da Epic Games Store. Com isso, quem quiser meter o louco como um ganso por meio da Steam terá que esperar uns meses a mais.
Mais The Witcher, mais Cyberpunk
A CD Projekt Red está animadíssima com Cyberpunk 2077 e anunciou recentemente que pretende expandir o game e transformá-lo em uma série, de maneira similar ao que aconteceu com The Witcher. Segundo a empresa contou aos seus investidores, o objetivo é seguir um modelo de “franquia dupla”, o que colocará todos os desenvolvedores para trabalhar nos universos do Geraldão e de V.
O que podemos esperar disso? Mais spin-offs ao estilo Thronebreaker: The Witcher Tales e card games como Gwent (que ganhará uma versão para celular) e o já anunciado Cyberpunk: Afterlife, com lançamento previsto para 2020. Será que a sonhada trilogia de Witcher protagonizada por Ciri vai virar realidade?
Overwatch no Switch
Depois de rumores, a Nintendo confirmou nesta semana que sim, Overwatch será lançado no Switch. O jogo de tiro da Blizzard vai chegar com todo seu conteúdo no novo console e trazendo otimizações como controles via movimento. A novidade deve dar uma revivida no game, que tem bastante qualidade, mas anda meio morto por causa do crescimento de battle royales como Fortnite. De qualquer forma, a chegada do título no portátil é uma grande notícia, afinal, sempre é bom ter a opção de jogar um vencedor do Game of The Year em qualquer lugar, inclusive no banheiro.
Vale ressaltar que a Nintendo também apresentou outras novidades para o console, incluindo novos pokémons para os próximos jogos da franquia e Terry, de Fatal Fury, em Super Smash Bros Ultimate. A melhor parte da história, porém, ficou por conta dos jovens na internet, que estão cahmando o lutador de treinador de pokémon bombabo. Essa nova geração é fogo.
Um mundo além de PES
Nos últimos anos, a Konami tem vivido de Pro Evolution Soccer, Yu-Gi-Oh! e jogos mobile, mas está interessada em aumentar seu volume de lançamentos. Segundo o presidente europeu Masami Saso, a firma está pensando em trabalhar com mais franquias conhecidas globalmente. O mais interessante: além de fazer lançamentos para celulares, a desenvolvedora também vai dar mais foco para consoles, que “ainda são a coisa mais importante”. Segundo o executivo, a empresa tem visto suas franquias se tornarem populares em diferentes plataformas, o que deve ajudar nesse novo posicionamento.
De qualquer forma, os fãs de Metal Gear e afins nem precisam comemorar muito, pois o estúdio já não tem mais o Hideo Kojima e está ganhando bastante grana com seu modelo de negócio atual. De acordo com o Games Industry, 2019 é o quinto ano consecutivo de crescimento de lucros da desenvolvedora, que tem apostado cada vez mais no cenário de e-sports. Ou seja, se esse lance de investir em franquias conhecidas der tão certo quanto a chegada de Metal Gear Survive, existem grandes chances da firma voltar para a sua zona de conforto e se manter só na base de futebol e monstros de duelo.
Guerra civil
O pessoal das redes sociais da PlayStation do Reino Unido acharam uma boa ideia dizer que o nome corretos dos botões dos consoles da marca são triângulo, quadrado, CÍRCULO e CRUZ. Como era de se esperar, a declaração gerou bastante revolta no Twitter, afinal, todo mundo sabe que é BOLINHA e XIS que se fala. Aqui no Jornal também viramos adeptos à teoria pontuada pelo usuário do Twitter @TheDrencrom, que resignificou os comandos utilizando pizza. Afinal, tudo sempre fica melhor com pizza.
Parabéns, teioso
Por fim, já que estamos falando em Sony, vale lembrar que 7 de setembro é o aniversário de um ano do jogo Marvel’s Spider-Man, que já vendeu 13 milhões de unidades mundialmente. Se isso é bom? O game só fez a Sony comprar a Insomniac Games recentemente, uma ótima notícia para quem espera uma sequência para o jogo do teioso.
O lugar das promoções e jogos gratuitos
A loja brasileira Nuuvem está realizando a sua promoção de independência, que inclui mais de 1500 ofertas, flash sales e bundles com dois títulos por a partir de R$ 12,99. Para quem joga no PC, vale a pena conferir aqui.
Kingdom Come: Deliverance está gratuito durante o fim de semana no computador. Você pode testar o game fazendo o download na Steam. Além do período free, o jogo também está com 50% de desconto, para a alegria de quem curtir a experiência medieval;
Se você ainda não comprou The Witcher 3: Wild Hunt, o jogo também está em promoção na Steam e sua edição completa pode ser comprada com 70% de desconto até o fia 9. Uma ótima oportunidade para quem está na espera de Cyberpunk 2077 e quer saber das capacidades da CD Projekt Red.
Não quer gastar nada? A Epic Games já está dando dois novos jogos no computador: o indie The End is Nigh e o belíssimo ABZU estão sem custos até semana que vem. Pegue logo antes que você esqueça e acabe perdendo a promoção!
No PS4, o destaque fica por conta da promoção Totally Digital, que dá descontos até o dia 17 de setembro. Os cortes no preço estão bem interessantes nos jogos indies: o aclamado A Hat in Time está com 50% de desconto, enquanto Guacamelee 2 tá saindo por R$ 20,91;
Porque não é só de hype que vive a indústria
A Microsoft já lançou Gears 5 para quem é assinante do Xbox Game Pass Ultimate, serviço que possui mais de 100 jogos para baixar no PC e XOne AND suporte para multiplayer online. Um detalhe importante: novos membros podem pegar dois meses por apenas R$ 2,00. Para quem está de olho no exclusivão da Microsoft, é uma baita oportunidade para dar uns tiros e caçar aliens.
Protagonizado por Kait, Gears 5 promete entregar a maior e melhor campanha de toda a franquia. Os jogadores também serão bem servidos com uma bela variedade de modalidades multiplayer, como o tradicional Versus e o estreante Horda. Além da diversidade na hora de jogar (e customizar seu personagem), o game também está disponível no PC via Microsoft Store e Steam, com cross-play com o Xbox One. Pois quando todo mundo dá tiro junto é bem melhor ;)
Multiplayer de sofá é uma parada que está ficando rara em um mundo cada vez mais online e até jogos como Wolfenstein Youngblood, que é focado no coop, não trazem a possibilidade de enfrentar os desafios com alguém ao seu lado. Na indústria indie, porém, a realidade é outra: Lançado em fevereiro no PC, Degrees of Separation é o título perfeito para você jogar com o mozão.
Obra da Modus Games, o título com gráficos em 2D é protagonizado por Ember e Rime, príncipes de reinos opostos que se gostam, mas não podem ficar juntos. Misturando fogo e gelo, o título oferece puzzles para serem resolvidos pelo casal, oferecendo uma experiência bonita e divertida. Aos interessados, vale a pena colocar o projeto na lista de desejos da Steam AND aguardar uma promoção! Lembrando que também dá pra jogar no PS4, Xbox One e Nintendo Switch ;)
Já que a Konami foi pauta no Jornal dos Jogos de hoje, vamos relembrar um dos games da franquia Yu-Gi-Oh! que não recebeu tanto amor quanto merece: Yu-Gi-Oh! GX: Tag Force Evolution, também conhecido como The Beginning of Destiny pelos jogadores do PS2. Baseado na segunda saga do anime, o título não traz os personagens que deixaram o desenho animado famoso, mas possui uma estrutura extremamente divertida e oferece uma baita estrutura pra quem curte monstros de duelo. O jogador incorpora um estudante que acaba de entrar na escola de duelistas e precisa fazer amizade com a galera do colégio.
Além de reviver momentos de Yu-Gi-Oh! GX, o jogo também permite criar diversos baralhos com uma imensa coleção de cartas e traz suporte para duelos em dupla. Assim, você faz amizade com um colega de classe e sai duelar junto com ele. Quer mais? Dá até pra fazer carinho em um gato e comprar lanche pra dividir com os amigos! O título foi lançado para PSP e também no PS2, e tem conteúdo suficiente para justificar um relançamento atualmente. Fica a dica aí, dona Konami.
Tweet da semana
Keanu Reeves foi visitar Hideo Kojima em seu estúdio, que está desenvolvendo Death Stranding. Esse é o tweet.
Quer sugerir conteúdos, reclamar, dar dicas e enviar tweets ou screenshots para o Jornal dos Jogos? Só entrar em contato por meio do nosso e-mail (mateusmognon@gmail.com) ou via Twitter ;)